Carnaval competitivo volta a Joinville com desfiles definidos por sorteio

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Quatro escolas levam à avenida temas que exaltam esporte, ancestralidade e memória

Um sorteio realizado na noite desta quinta-feira (8), pela Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ), definiu a ordem do desfile de Carnaval de Joinville, que volta a ser competitivo neste ano. Como nas edições anteriores, o desfile será realizado uma semana antes do Carnaval, no dia 7 de fevereiro.

Conforme o sorteio, quem abre o desfile é a Associação Recreativa Escola Fusão do Samba, seguida pela Escola de Samba Príncipes do Samba e pelo Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade. Já o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Caldeirão fecha o desfile na avenida Beira Rio.

Como é tradição, antes do desfile, o Afoxé Omi Lodê fará a lavagem da avenida, limpando simbolicamente os caminhos dos foliões.


Sambas-enredo destacam ancestralidade, memória e esporte

A Associação Recreativa Escola Fusão do Samba leva à avenida Beira Rio o samba-enredo “50 anos de Joinville Esporte Clube – meu tricolor na avenida!”, em homenagem às cinco décadas de história do JEC. O desfile relembra a fusão entre América e Caxias, os principais títulos e alguns dos mais importantes jogadores da história tricolor.

Já a Escola de Samba Príncipes do Samba evoca a ancestralidade, resistência e identidade com o samba-enredo “Baobá, a árvore sagrada: morada do tempo, saberes, memórias e resistência!”. Os versos celebram as raízes, a memória e a potência ancestral do povo negro, com a árvore Baobá como referência desses valores.

O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade também investe em memória com o samba-enredo “Do outro lado um rio de Carnaval”, que exalta as raízes que nascem às margens do rio, com pescadores, lavadeiras e agricultores transformando suas lutas em identidade em uma Joinville plural.

Com o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Caldeirão, o esporte volta à avenida com o samba-enredo “Glórias e conquistas – o voo da Fênix leva a várzea joinvilense para a avenida!”. O desfile traz uma homenagem aos 90 anos de história do futebol amador na cidade, revivendo os principais momentos do esporte.

O Carnaval de Joinville é realizado pela Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ), com promoção da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e apoio da Fundação Catarinense de Cultura do Governo de Santa Catarina.

Nesta sexta-feira (9), a LIESJ também divulgou nos seus canais de plataformas de áudio o samba-enredo das escolas. Quem quiser ouvir pode procurar no Spotify e na Amazon pela Liga das Escolas de Samba de Joinville.

Ciclone extratropical provoca temporais e eleva risco de alagamentos em Santa Catarina no fim de semana Anterior

Ciclone extratropical provoca temporais e eleva risco de alagamentos em Santa Catarina no fim de semana

Samba, ensaios e exposições marcam a primeira agenda cultural de Joinville em 2026 Próximo

Samba, ensaios e exposições marcam a primeira agenda cultural de Joinville em 2026

Deixe seu comentário